Acesse o novo site

Em 03/06/2019 05:40, Categoria: Saúde

Ações de prevenção e diagnóstico contra a Aids serão realizadas pela SMS


Por: Franciele Moraes

Campanha “Stop Aids: Dia dos Namorados” promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será no dia 12 de junho, das 8h30 às 11h30 e da 13h30 às 17h30, na praça do Módulo da Brigada Militar. Serão realizadas ações que incluem orientações de prevenção, oferta e disponibilização dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C para identificar a presença dos vírus. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids do Rio grande do Sul, divulgado no ano passado, o estado ocupa o 2° lugar no ranking dos estados, com 31,8 casos para cada 100.000 habitantes.

Os casos de HIV/Aids aumentaram em 700% em pessoas de 15 a 24 anos nos últimos 10 anos. Esses são dados do Boletim Epidemiológico da HIV/AIDS, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, publicados no final de 2018. O relatório aponta que 10 das cidades com mais de 100 mil habitantes que apresentam maiores casos de Aids no Brasil, seis estão situadas no Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde define a Aids como uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.  Devido a isso, a enfermeira Juliana Gnoatto, diz que a SMS tem investido em ações para controlar a epidemia, e uma das estratégias é oportunizar a detecção precoce da infecção pelo HIV, com a oferta de diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento.



Publicado por: Assessoria de Imprensa
Esta notícia foi visualizada 102 vez(es).