Acesse o novo site

Em 01/04/2019 10:44, Categoria: Geral

Acompanhamento de famílias será ampliado em 2019

O Primeira Infância Melhor/Programa Criança Feliz tem desenvolvido diversas atividades no município de Lagoa Vermelha. As ações envolvem as secretarias de Educação, Ação Social e Saúde. O projeto é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Dessa forma, os programas atendem e supervisionam diretamente os bairros Floresta, Cohab, Operário, São José, Colina da Lagoa, Gaúcha e Suzana – totalizando 33 famílias participantes. Durante o ano de 2018 foram realizadas diversas ações em benefício às famílias participantes envolvendo as três secretarias unidas no programa.

Entre as ações realizadas através da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, foram realizados 8 encaminhamentos para vagas em EMEI’s e 3 encaminhamentos para vagas para irmãos em EMEF’s. Já através da Secretaria da Ação Social e Habitação, foram realizados 5 encaminhamentos para atualização do Cadastro único, 4 encaminhamentos
e orientações às famílias para grupos de convivência do CRAS, 6 encaminhamentos e orientações para recebimento de cesta básica
e 5 encaminhamentos para recebimento de materiais de construção, além de encaminhamentos para acompanhamento familiar, Conselho Tutelar, entre outros. Envolvendo a Secretaria Municipal da Saúde, ocorreram 9
encaminhamentos para o ESF Floresta e ESF Suzana, como também encaminhamentos para a Sala de Vacinas, Ambulatório Municipal,
orientações sobre agentes comunitários de saúde, entre outros.

Além dos trabalhos realizados pelas visitadoras dos programas PIM/PCF individualmente, também são realizadas atividades coletivas envolvendo todo o grupo, como atividades culturais, encontros em datas comemorativas, palestras, ensaio fotográfico de gestantes, entre outras atividades importantes para o andamento dos programas.

Os programas são operacionalizados pelo Grupo Técnico Municipal – GTM do Programa Criança Feliz e Primeira Infância Melhor, Thauany Fappi – Supervisora e monitora, Paula Castilhos – GTM da Secretaria Municipal da Saúde e Elaine Borges – GTM da Secretaria da Ação Social e Habitação.

Para o ano de 2019, os programas têm como meta uma sede própria, contratação de 10 visitadores através do PIM e atendimento de no mínimo 150 famílias através do Programa Criança Feliz/ Primeira Infância Melhor.