Acesse o novo site

Em 13/06/2019 05:17, Categoria: Saúde

Campanha do dia dos namorados tem mais de 500 testes rápidos


Por: Franciele Moraes

A campanha “Stop Aids: dia dos namorados” ocorreu por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última quinta-feira, dia 12 de junho, no Módulo da Brigada Militar, em Lagoa Vermelha. Foram disponibilizados 576 testes rápidos do vírus de imunodeficiência humana (HIV), sífilis e hepatite B e C, além de orientações de prevenção. Ao todo 172 pessoas participaram do evento.

De acordo com a enfermeira Juliana Gnoatto, os testes oferecem o diagnóstico da presença dos vírus em poucos minutos. “A testagem rápida oferece diagnóstico em até 15 minutos. Quem ficou fora da campanha, e quiser fazer o teste rápido, pode procurar a sua unidade de saúde”, informa. Juliana revela que foram identificados três novos casos de hepatites durante a ação. A enfermeira alerta que é essencial saber se a pessoa tem alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), para que assim, seja possível iniciar o tratamento o mais breve possível.

Segundo o Ministério da Saúde, as ISTs são infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. As formas de transmissões são por meio do contato sexual, sem o uso de preservativo, seja ele oral, vaginal ou anal, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento para pessoas com IST melhora a qualidade de vida, e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos no Sistema Único de Saúde (SUS).



Publicado por: Assessoria de Imprensa
Esta notícia foi visualizada 95 vez(es).