Em 14/05/2019 03:25, Categoria: Educação, Cultura e Desporto

Casa da Cultura oferece aulas de música à comunidade

Por: Franciele Moraes

A música tem um papel de destaque na Casa da Cultura Athos Branco. Diversos projetos musicais são oferecidos para a comunidade de Lagoa Vermelha. Cerca de 230 alunos são contemplados por aulas de violão, piano, gaita, flauta e percussão. As atividades são promovidas pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto (SMECD).

O projeto “Fábrica de Gaiteiros” do instituto Renato Borghetti, foi implantado em Lagoa Vermelha no ano de 2017. Segundo o músico formado pela UPF e professor do projeto no município, Diego Granza, a música tem o poder de transformar vidas. “Está tendo muito resultado, todos os alunos estão em contato com a arte e a cultura, o projeto ensina desde o compromisso de comparecem nas aulas, ao respeito com os colegas”, diz.

A Casa de Cultura também oferece aulas de violão do projeto “Música: O Poder da Integração”, por meio do músico formado pela UPF, Diekson Biazus. Esse projeto tem em média 8 meses de criação e conta com 32 integrantes, a partir dos 7 anos até adultos.  Diekson comenta sobre como a música é contagiante. “Se tem alguém sozinho com violão, em pouco tempo reúne um pessoal. A música está presente em todos os momentos de nossa vida, sejam tristes ou felizes”, declara o músico.

Uma novidade na Casa da Cultura, é o curso de piano, que teve a sua inauguração nessa terça-feira, 14 de maio, pelo bacharel em piano da UPF, Vinicius Bianchini. As aulas são destinadas para crianças de 9 a 14 anos.  Questionado sobre como a música pode contribuir na vida desses jovens, Vinícius cita vários exemplos, como o desenvolvimento social e a empatia. “Principalmente no desenvolvimento social dessas crianças, reflexos mais rápidos, atenção, percepção, leitura, vivência de trabalhar a música em grupo. O saber ouvir e escutar. A música une as pessoas, sensibiliza”, opina o músico.

Outros cursos que a Casa da Cultura disponibiliza são:  percussão para adultos acima de 14 anos, musicalização infantil para crianças de 3 a 6 anos, flauta doce e percussão para jovens de 7 a 15 anos, ministradas por Diego Granza. Quem tiver interesse em participar das aulas pode entrar em contato com a Casa da Cultura Athos Branco pelo fone (54) 3358-9146 e entrar numa lista de espera. Todas as atividades são promoções da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto de Lagoa Vermelha.