Em 05/06/2019 08:12, Categoria: Educação, Cultura e Desporto

Centro de Arte Sustentável é inaugurado

Texto e foto: Franciele Moraes

Foi inaugurado o Centro de Arte Sustentável, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), no dia 5 de junho, na rua Atílio Bonotto, atrás da E.E.E.M. Francisco Argenta. O principal objetivo é expandir o Projeto Fábrica Encantada, que consiste na realização de trabalhos com materiais reutilizados como jornais, latinhas e garrafas pets, para a criação de diversas peças artísticas. A inauguração do local faz menção ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

A quantidade de plástico produzida pela humanidade chegou a 8,3 bilhões de toneladas nos últimos 65 anos. E desse plástico descartado, apenas 9% foi reciclado. Esses são dados de um estudo sobre a produção de plástico realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgado por meio da revista científica Science Advances, em 2017. Em razão da sustentabilidade, o Projeto Fábrica Encantada é responsável pela decoração natalina da Vila do Papai Noel, e conta com a participação de todas as escolas municipais de Lagoa Vermelha, desde a educação infantil até o ensino fundamental , promovendo o trabalho em equipe e respeito à natureza, por meio da reciclagem.

Segundo a coordenadora do Projeto Fábrica Encantada e do Centro de Arte Sustentável, Silvinha Seganfredo, os materiais utilizados no local são jornais, revistas e outros matérias feitos de papel, além de garrafas pet. Silvinha conta que junto da secretária da SMECD, Aline Fasoli, criaram o projeto de desenvolvimento sustentável.

Ao  longo da cerimônia de abertura, Aline ressalta que o dia foi de gratidão para todos os que acreditaram na causa. “Eu acredito nas pessoas que trabalharam na construção desse projeto e na educação. Sei que vocês farão um futuro muito melhor e vão trazer muitos legados para Lagoa Vermelha”, comenta a secretária.

Silvinha relata sobre os planos futuros do Projeto. “Nós vamos trazer novos materiais na medida em que forem superadas e aprimoradas as técnicas que já utilizamos”, explica.  Silvinha aponta que o Projeto Fábrica Encantada inicialmente tinha como voluntários alunos da E.M.E.F João Protásio da Luz, mas que atualmente qualquer pessoa pode se tornar voluntária. A coordenadora do Projeto salienta que o objetivo da ação é formar líderes e cidadãos conscientes, para que realmente ocorra uma mudança de comportamento.

Nosso papel com o planeta

O prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, destaca que o Município gera cerca de 15 toneladas de lixo por dia, 450 toneladas por mês, custando por volta de 200 mil reais mensais. “Esse valor é significativo em comparação aos repasses para o Hospital São Paulo, que chegam a 300 mil reais por mês”, diz. Gustavo enfatiza que é preciso difundir e encontrar alternativas para a destinação de resíduos, e nos questionarmos sobre o que podemos fazer para melhorar o mundo.