Acesse o novo site

Em 02/05/2019 06:01, Categoria: Educação, Cultura e Desporto, Saúde, Sem categoria

Circuito de corrida de rua ocorre em Lagoa Vermelha

Texto e foto: Franciele Moraes

Gotas de suor no rosto e um sorriso de dever cumprido. Assim foi a manhã da última quarta-feira, na Praça Frei Matheus Dolzan em Lagoa Vermelha. O Circuito Municipal de Corrida de Rua União e Trabalho foi realizado pelo Sesc e CICAS, em parceria com diversas entidades, clubes, serviços e empresas. Cerca de 300 corredores participaram do evento que faz alusão ao Dia do Trabalho.

Essa foi a primeira edição do circuito de corrida do Sesc em Lagoa Vermelha. O percurso de 4km foi traçado por pessoas de diversas cidades da região. De acordo com o técnico em esporte e lazer do Sesc, Amaurel Schneider, participantes de mais de dez municípios estavam presentes no local: Marau, Passo Fundo, Vacaria, Tapejara, Carazinho, Soledade, entre outros. Amaurel também destaca que um dos objetivos da atividade é inserir no cotidiano da comunidade oportunidades para que as pessoas melhorem sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Cruzar a linha de chegada em primeiro lugar é o momento mais aguardado do circuito. Com  a marca de  14m44s, o motorista Sander Leal comenta que achou que iria chegar em segundo lugar quando estava nos últimos 400m, mas que conseguiu dar um sprint no final. Sandro salienta as dificuldades em competir com os jovens, devido aos seus 43 anos. “Fica difícil correr com a gurizada, mas vou administrando e chego lá. É muito gratificante esse apoio aos atletas, faz a gente querer treinar mais”, declara. O motorista já participou de competições em São Paulo, Santa Catarina, aonde semana passada ficou em quarto lugar em Lages.

A confraternização foi a marca principal do evento. A funcionária pública, Larissa Correia, participante do percurso, ressalta que esse momento também foi de interação, de divertimento e de cuidados com a saúde.  Larissa revela que a corrida foi uma forma de testar o seu potencial.” Eu fui uma das últimas, mas o que vale é a intenção. Tenho 55 anos, então achei bem interessante me testar para ver se eu conseguia ou não concluir com sucesso o trajeto. Me desafiei. Independente da faixa etária, é importante estar na ativa”, diz.

Inspiração para novos corredores

As crianças também tiveram a chance de correr na categoria kids. Segundo o secretário de desenvolvido econômico, João Paulo Salvador, a iniciativa pode despertar o interesse nas crianças para participarem de corridas e que futuramente o município poderia contar com uma equipe de atletas de alta performance. João Paulo também aponta alguns nomes importantes do esporte em Lagoa Vermelha, como os ciclistas Ricardo Machado e Valdemir Correia (Nenê).

O prefeito Gustavo Bonotto enfatiza o poder que o esporte tem de transformar vidas. “Esporte tem a capacidade de ajudar em todas as esferas e dimensões do ser humano e principalmente em relação a saúde. Além de representar uma oportunidade para aqueles que já praticam, é um incentivo para aqueles que ainda não participam”, fala. O prefeito evidencia que a ação marca o início das comemorações do aniversário de emancipação política-administrativa de Lagoa Vermelha, que no dia 10 de maio estará completando 138 anos.

Para além de Lagoa

O trabalho cuidadoso e minucioso feito por mãos habilidosas dos integrantes da Associação dos Artesãos de Lagoa Vermelha também teve destaque no Circuito Municipal de Corrida de Rua União e Trabalho. No stand de produtos artesanais, estavam lembrancinhas de Lagoa Vermelha e objetos para o Dia das Mães. Conforme a presidente da associação, Silmara Stedile, pessoas de outras cidades que estavam participando da corrida poderiam levar uma lembrancinha do município.