Em 24/04/2019 06:39, Categoria: Saúde

Comunidade aprova agendamentos de consultas por telefone nas ESF’s de Lagoa Vermelha

Texto e Foto: Franciele Moraes

Desde a metade de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde, implementou o agendamento de consultas por telefone, nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Lagoa Vermelha. O objetivo do programa é acabar com as filas de madrugada nas ESF ’s e assim, padronizar o atendimento, de forma semelhante a qual é realizada nos consultórios médicos.

Segundo a supervisora de enfermagem, Ana Paula Prigol, a ESF do bairro Suzana foi um piloto e a população teve uma boa aceitação do projeto, e dessa forma foram sendo implantados o agendamento nas outras unidades do município. Já a enfermeira da ESF do bairro Suzana, Mayara Ferreira, comenta que não existem mais as filas de espera. “Os pacientes conseguiam fazer o agendamento somente no período da tarde, devido as filas que existiam durante a manhã”, declara. A dentista, Taiane Farias, explica que os pacientes que tinham expediente de trabalho no período da manhã, não conseguiam vir até a unidade, e que agora isso é possível, por causa da facilidade que o agendamento pelo telefone proporciona.

Os agendamentos na ESF do bairro Suzana, tem início nas quintas-feiras, e seu término ocorre quando todas as fichas estão esgotadas. Ademais, estão disponíveis dois médicos para os atendimentos. Conforme a recepcionista da ESF , Patrícia Lisboa, todas as manhãs, entre as 7h e 7h30, os pacientes podem retirar fichas de emergência. A funcionária pública, Leonise de Oliveira, conta que antes do projeto de agendamento por telefone, ela retirava as fichas de madrugada, e que além das filas de espera, muitas vezes, a cota já estava encerrada.

Ao todo, 4 bairros de Lagoa Vermelha tem a presença de ESF ’s, são eles: Floresta, Gaúcha, Rodrigues. Além disso, existe uma ESF destinada para as comunidades do interior do município e também um Ambulatório Municipal.  Os ESF ’s buscam a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Para mais informações, entre em contato com a Secretária de Saúde de Lagoa Vermelha, pelo fone (54) 3358 9600.