Acesse o novo site

Em 08/04/2019 10:48, Categoria: Ação Social e Habitação

CRAS e Emater realizam atividades no interior do município


A partir da parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Emater/RS-Ascar, integrantes das comunidades do interior, estão tendo  a oportunidade de participar de uma série de atividades de interação social e troca de conhecimentos.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sob a coordenação da assistente social Genair do Amaral Dutra, juntamente com a Equipe Volante, para levar esclarecimentos e serviços ofertados. Dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) às comunidades de Tupinambá, Clemente Argolo – Estância, Vimes, Fátima do 5º Distrito, Rincão São Francisco, Capão do Cedro, Santa Luzia, São Judas, Turvo, Passinho Fundo, Reassentamento 25 de julho, Fátima dos Candeias, Pessegueiro, São Jorge, Pizzamiglio, Quebra Dente, Sede Argenta, São Joaquim,  N.S. das Graças – Boqueirão, Capela Divino – Boqueirão, Santa Rita, Fazenda da Roseira  . Integram a Equipe Volante do CRAS a psicóloga Luana Martini Amaral e a assistente social Vanessa Duarte Brambatti.

O CRAS de Lagoa Vermelha-RS, em parceria com a Emater/Ascar-RS no município, está desenvolvendo trabalho nas comunidades do interior do município, diversas oficinas. O trabalho é ofertado através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), juntamente com a extensionista rural da Emater/Ascar-RS, Denise Ferreira, são realizadas oficinas de artesanato, uso de plantas bioativas, organização rural, ação e promoção de saúde no meio rural e acesso as políticas públicas.

O objetivo das oficinas ofertadas no CRAS é promover o fortalecimento de vínculos comunitários, pertencimento social e troca de experiências entre as mulheres. Além disso, busca desenvolver o espírito empreendedor nas participantes, melhorando assim a renda e a economia no ambiente familiar.

 O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir situações de vulnerabilidades e riscos sociais nas comunidades, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, acesso aos direitos de cidadania. O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de algum benefício da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou da comunidade.

O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência;

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade e violência, constituem-se em espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade;

Serviço no domicilio para pessoas com deficiência ou idosos que não tenham condições de buscar pelos serviços no CRAS ou na sua comunidade;

Garante acesso aos Direitos através de orientações durante os atendimentos grupais;

Através das ações particularizadas ou em grupos com famílias usuárias dos benefícios da Assistência Social discute temas que contribuam à vida família e ao fortalecimento de vínculos;

Realiza ações na comunidade que estimulem à convivência comunitária, divulgação do acesso aos direitos e deveres dos usuários, a participação da comunidade de acordo com sua cultura, buscando resgatar manter a cultura encontrada em cada comunidade.



Publicado por: Assessoria de Imprensa
Esta notícia foi visualizada 216 vez(es).