Acesse o novo site

Em 17/07/2019 05:58, Categoria: Educação, Cultura e Desporto

Cultura para todos: diversas ações são oferecidas na Casa da Cultura Athos Branco


Por: Franciele Moraes | PMLV

A cultura fortalece o crescimento pessoal e o conhecimento das diversidades culturais, proporcionando que a pessoa tornar-se mais segura, confiante, crítica e criativa. Vários projetos ligados à arte, tais como artes cênicas e música são realizadas na Casa da Cultura Athos Branco, de forma gratuita para toda a comunidade. São políticas públicas de inclusão, acessibilidade e cultura para todos.

Um dos destaques é o curso de teclado, que foi inaugurado no mês de maio. As aulas são aplicadas pelo professor, Vinicius Bianchini e tem como público alvo crianças de 7 a 15, atualmente são 16 alunos que estão aprendendo a tocar teclado através do projeto. A Casa de Cultura também oferece aulas de violão do projeto “Música: O Poder da Integração”, por meio do professor, Diékson Biazus, e conta com cerca de 25 alunos, com faixa etária acima de sete anos. 

Já o projeto “Fábrica de Gaiteiros”, do instituto Renato Borghetti, foi implantado há cerca de dois anos e tem cerca de 50 alunos, o professor do projeto é Diego Granza. Além disso, a Casa da Cultura disponibiliza outros cursos como:   percussão para adultos acima de 14 anos, musicalização infantil para crianças de 3 a 6 anos, flauta doce e percussão para jovens de 7 a 15 anos, todas ministradas por Diego.

De acordo com o coordenador da Casa da Cultura, Moises Lima, as ações culturais colaboram no desenvolvimento de artistas, além de incentivar no progresso do município. Moises destaca que valorização da cultura contribui para a sociedade, o convívio e integração entre as crianças, formando cidadãos. “Nesse lugar eles começam a compartilhar experiências, aprendem como  trabalhar em grupo, descobrir as coisas novas, conviver com o outro. Assim, contribuindo para o desenvolvimento humano e a conviver com as diferenças”, exemplifica o coordenador.

Artes cênicas

Além dos projetos de música, a Casa da Cultura também disponibiliza aulas de teatro com a artista Jaqueline Rosa por meio de várias oficinas:

  • Oficina Descobrindo o Teatro: segunda-feira, das 10h às 12h, de 5 a 7 anos. Quarta-feira, das 8h às 10h, de 6 a 10 anos;
  • Oficina Conhecendo Teatro: quarta-feira, das 13h às 15h, de 10 a 14 anos;
  • Oficina Livre de Teatro: quarta-feira, das 15h às 17h, de 14 a 17 anos; e das 19h às 21h, acima de 17 anos;
  • Oficina Teatro e Alegria: segunda-feira, das 8h às 10h e sexta-feira, das 10h às 12h, acima de 60 anos;
  • Oficina Teatro e Alegria: sexta-feira, das 10h às 12h, na Sociedade Assistencial aos Meninos e Meninas de Lagoa Vermelha (SAMMLAVE).

Saúde e bem-estar

Aulas de meditação são outra aposta da Casa da Cultura, e estão abertas a todo o público. A fisioterapeuta Mariane Manica realiza as aulas nas sextas-feiras no período da manhã. Segundo o Ministério da Saúde, alguns dos benefícios da prática são os estímulos à concentração, além de colaborar nos tratamentos da depressão, insônia e hiperatividade.

Agenda Cultural

A peça de teatro “Frida Kahlo, à Revolução!”, é inspirada na vida e obra da pintora mexicana, e correrá no dia 29 de agosto, às 19h30. O espetáculo é gratuito, e têm classificação para maiores de 12 anos. A atividade faz parte da Agenda Cultural, em parceria com o Sesc. O espetáculo de Frida conta com trilha sonora original, executada ao vivo, e aborda os aspectos humanos da artista e de suas pinturas, conduzindo uma redescoberta ética e estética, com foco no princípio revolucionário da arte.

Nos próximos dias, o anfiteatro da Casa da Cultura terá a exibição do filme “Abril e o Mundo Extraordinário”, no dia 25 de julho, às 14h; já no dia 14 de agosto, às 19h30, será a vez do longa metragem “O Bem Amado”.

Desde o ano de 2017, a Agenda Cultural trouxe mais de 57 ações relacionadas à linguagens, artes cênicas, música, cinema, literatura, impactando quase 22 mil pessoas. Segundo a agente de cultura do Sesc, Andressa Quadros, busca-se trabalhar a formação de uma plateia cultural, ampliando o conhecimento da população de Lagoa Vermelha.

Quem tiver interesse em participar das oficinas, pode entrar em contato com a Casa da Cultura Athos Branco pelo fone (54) 3358-9146. Todas as atividades são promoções da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto de Lagoa Vermelha.



Publicado por: Assessoria de Imprensa
Esta notícia foi visualizada 104 vez(es).