Em 10/05/2019 02:55, Categoria: Agricultura e Meio Ambiente

Curso de meliponicultura ocorrerá no final do mês

O curso de meliponicultura será realizado no dia 27 de maio, das 9h às 12h, no Centro Regional de Treinamento de Produtores Rurais (CERTREP), localizado junto da Escola Técnica Agrícola Desidério Finamor em Lagoa Vermelha. O Gestor Ambiental André Luis Maitto irá ministrar o curso para os produtores rurais. As edições dos curso são gratuitas e serão aplicadas sempre na última segunda-feira do mês. A meliponicultura é a criação de abelhas indígenas sem ferrão.

Segundo a engenheira agrônoma, Priscila Gonçalves, a meliponicultura vem sendo trabalhada por agricultores como uma forma de integração com a natureza e renda extra da propriedade. O meliponário é composto de princípios e ações que servirão como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades que promovam as práticas sustentáveis, as tecnologias sociais, as noções sobre importância do ser coletivo e o entendimento das relações entre homem e natureza. Priscila comenta que a meliponicultura tem um importante papel ecológico para a manutenção dos biomas:  de 30 a 95% das espécies de árvores são polinizadas pelas abelhas.

Ao todo são 22 cursos livres voltados para os produtores rurais como: gestão e empreendedorismo rural, boas práticas de fabricação, tecnologia de aplicação de defensivos, manejo na ordenha e qualidade do leite, criação da terneira, nutrição animal e manejo de pastagens, meliponicultura e plantas medicinais, aromáticas e condimentares. As inscrições para os cursos são realizadas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que fica sediada no prédio da Prefeitura Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3358-9139.