Em 22/05/2019 02:36, Categoria: Agricultura e Meio Ambiente

Curso de meliponicultura será na segunda-feira

O curso de meliponicultura será realizado na próxima segunda-feira, 27 de maio, das 9h às 12h, no Centro Regional de Treinamento de Produtores Rurais (CERTREP), localizado junto da Escola Técnica Agrícola Desidério Finamor, em Lagoa Vermelha. O Gestor Ambiental André Luis Maitto irá ministrar o curso para os produtores rurais. As edições do curso são gratuitas e serão aplicadas sempre na última segunda-feira do mês. A meliponicultura é a criação de abelhas indígenas sem ferrão.

Segundo a engenheira agrônoma, Priscila Gonçalves, a meliponicultura vem sendo trabalhada por agricultores como uma forma de integração com a natureza e renda extra da propriedade. O meliponário é composto de princípios e ações que servirão como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades que promovam as práticas sustentáveis, as tecnologias sociais, as noções sobre importância do ser coletivo e o entendimento das relações entre homem e natureza. Priscila comenta que a meliponicultura tem um importante papel ecológico para a manutenção dos biomas:  de 30 a 95% das espécies de árvores são polinizadas pelas abelhas.

Ao todo são 22 cursos livres voltados para os produtores rurais como: gestão e empreendedorismo rural, boas práticas de fabricação, tecnologia de aplicação de defensivos, manejo na ordenha e qualidade do leite, criação da terneira, nutrição animal e manejo de pastagens, meliponicultura e plantas medicinais, aromáticas e condimentares. As inscrições para os cursos são realizadas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que fica sediada no prédio da Prefeitura Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3358-9139.