Em 30/11/2017 09:33, Categoria: Saúde

“Dezembro Vermelho” – prevenção do HIV/Aids


A Prefeitura de Lagoa Vermelha, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizará ações do “Dezembro Vermelho”, acompanhando campanha mundial que tem foco no alerta à prevenção do HIV/Aids. As ações serão realizadas através do Serviço de Atendimento Especializado em IST, Aids e Hepatites Virais e a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde e englobam testagem rápida, serviços de saúde, apresentações artísticas, peças teatrais, blitz informativas, e outras.

A campanha iniciará na tarde de sexta-feira (1º), com mobilização na Av. Afonso Pena, através da distribuição de laços vermelhos, símbolo da luta contra a Aids, e material informativo sobre a infecção.

O “Dezembro Vermelho” visa incorporar um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids, bem como fomentar a assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com a doença. A ideia é conscientizar o maior número de pessoas e romper as barreiras do preconceito e discriminação que ainda existe contra esse segmento populacional.

                “A informação correta e de qualidade pode mudar a forma como as pessoas enxergam a doença, por isso o trabalho de conscientização é tão importante. O ‘Dezembro Vermelho’ é a oportunidade para que todos tenham mais conhecimento sobre o assunto e possa se prevenir”. Ressalta Cristiano Lima, Coordenador da Vigilância em Saúde de Lagoa Vermelha.

                Através da rede pública, qualquer pessoa pode ter acesso a informações sobre as doenças, realizar testes rápidos e gratuitos em qualquer Unidade de Saúde, além de todo o tratamento contra a doença de forma eficiente. A Aids não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para garantir a qualidade de vida de quem vive com a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento.

——————————————————————————————————————————

PROGRAMAÇÃO:

No dia 07 de dezembro (quinta-feira), serão apresentadas duas sessões da peça teatral “Comigo Nunca!” da Companhia Tem Gente Teatrando, para alunos do Ensino Médio da rede pública e privada do município. O espetáculo fala de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, questão de gênero e principalmente sobre o vírus da Aids.

Já o sábado (09), na Praça Frei Matheus Dolzan, ocorrerá o evento “Happy Hour Contra a Aids” que contará com o apoio e parceria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha (AACCLV). Na ocasião, serão apresentados musicais de artistas vítimas da Aids, além de esquetes teatrais e orientações através da equipe da Secretaria.

Entre os dias 11 e 18, acontecem as ações “Eu me testo! ”, junto às Unidades de Estratégia Saúde da Família do município, nas quais serão realizados testes rápidos para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C e, ainda, serviços de saúde para a comunidade.

Para encerrar a campanha, no dia 19, em frente à Secretaria Municipal da Saúde, ocorrerá a ação #PARTIUTESTE: será oferecida testagem rápida e outros serviços de saúde, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

 

 



Publicado por: Assessoria de Imprensa
Esta notícia foi visualizada 247 vez(es).