Em 12/03/2018 10:38, Categoria: Geral

Educadores participam de capacitação pelo “Método das Boquinhas”

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto proporcionou aos professores da Educação Infantil, Pré Escola e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, capacitação sobre o “Método das Boquinhas”, ferramenta de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, que auxilia no processo de alfabetização.

O encontro visou a capacitação assistida aos educadores para que recebam formação pertinente às necessidades de aprendizagem e também teve a participação de gestores escolares e professores que atuam na Sala de Recursos da Rede Municipal de Ensino. A formação foi desenvolvida pela fonoaudióloga Patrícia Hoffmeister, com o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado por meio de melhorias na dicção, compreensão e efetivamente na alfabetização.

O curso foi realizado dias 01 e 02 de março no anfiteatro Idalécio Viter Moreira, na Casa da Cultura Athos Branco. Os professores aproveitaram o período de recesso escolar para investir e buscar uma qualificação complementar a sua formação. A capacitação contou com uma aceitação muito positiva por parte dos professores, que visualizaram meios para aplicar esse método em sala de aula.

A secretária municipal da educação Aline Teles Fasoli destacou que as formações trazem   ganhos aos estudantes e à educação em geral e também ressaltou que o mercado atual exige educadores com capacitação e fundamentação sobre alfabetização que possam atender e obter resultados para quaisquer tipos de alunos, favorecendo a inclusão e agilizando os processos de aprendizagem, contribuindo assim, para melhoria da  qualidade educacional.

Sobre o Método das Boquinhas
O método utiliza aprendizados nas letras, o fônico e das boquinhas, que se baseia na articulação que forma o som das palavras e vem para agregar com o que os professores já desenvolvem em sala de aula. O método das boquinhas fornece aprendizado e correção em distorções de fala, leitura e escrita