Acesse o novo site

Em 23/07/2019 05:01, Categoria: Obras e Viação

Estrutura para produção de mudas de pastagens e construção de lar temporário para animais estão em andamento

Por: Franciele Moraes | PMLV

A construção de uma estrutura para produção de mudas de pastagens perenes está ocorrendo no Presídio Estadual de Lagoa Vermelha. Através da mão-de-obra dos apenados será possível realizar o cultivo de mudas de pastagens, com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva, em especial a bovinocultura, tanto leiteira, quanto a de corte. Já a estruturação do lar para animais é realizada por uma parceria, entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) e a Associação de Protetores Incondicionais dos Animais (ONG Apia).

De acordo com o secretário da SMAMA, Eder Piardi, a ideia foi apresentada para Conselho Agropecuário Municipal e aprovada pelos membros e tem como objetivo a criação e cultivo de pastagens perenes das espécies jiggs e tifton. O chefe da Emater de Lagoa Vermelha, Josmar Veloso, expõe que o sistema será desenvolvido por meio de bandejas de cultivo suspensas. A ação está sendo desenvolvida pela SMAMA, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O chefe da Emater salienta os benefícios que a produção de mudas traz para os condenados, e para os produtores rurais. “O agricultor terá as mudas por preços mais acessíveis, e os presidiários terão a oportunidade de aprendizado, e também, a redução de pena”, exemplifica.

Além da estrutura para produção de mudas, Eder explica que dentro de pouco tempo será lançado o programa “Amigo Bicho”, realizado por uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a ONG Apia. “Está em fase final a construção e adequação para o lar temporário de animais.  O programa ‘Amigo Bicho’ foi classificado por meio de um chamamento público, para a prestação de serviços aos animais abandonados de Lagoa Vermelha e região”, informa.