Em 09/10/2017 11:31, Categoria: Geral

Feira do Livro e Cultura na Praça 2017 foi lançada oficialmente na última sexta-feira

Na noite da última sexta-feira (06), aconteceu o lançamento oficial da Feira do Livro e Cultura na Praça 2017 – “A família e a literatura: dos livros para a vida”, e também do Coral Municipal, no anfiteatro da Casa da Cultura Athos Branco. A feira acontece de dois em dois anos na Praça Frei Mateus Dolzan e neste ano ocorrerá de 8 a 12 de novembro, trazendo diversas atrações culturais envolvendo música, teatro, dança e muito mais.

Durante o lançamento, foram anunciados os alunos vencedores do concurso para criação dos materiais da feira, que envolviam música, desenho e vídeo. Na oportunidade, além de premiar os alunos e escolas vencedoras, também foi entregue a cada escola participante um certificado, agradecendo por terem aceitado a ideia e participado do concurso promovido pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

O desenho tema vencedor foi realizado pela aluna Isabela Soares Laucsen, do Colégio Bom Jesus – Rainha da Paz. Já a música tema da feira, escolhida pela comissão avaliadora, foi criada pela aluna Gabrieli Evangelista, da E.M.E.F Clovis Pestana. O vídeo vencedor foi produzido pelos alunos da E.M.E.F Marcílio José Machado e tiveram participação os alunos Alice Cabral, Carla Bertelli, Deivid Marques, Eduardo Bueno, Erik dos Santos, Estefany Ferreira e Flávio Ribeiro.

Na programação do evento, também foi realizada uma apresentação pelo aluno Henrique de Lima, da E.M.E.F Clovis Pestana, que declamou um texto do patrono Marcos Piangers. Gabrieli Evangelista também apresentou, ao vivo, a música tema da Feira do Livro e Cultura na Praça 2017 – vencedora do concurso.

Neste ano, o patrono escolhido para a feira é Marcos Piangers, jornalista, apresentador, repórter, escritor e colunista. Mais de 150 mil cópias vendidas do best seller “O Papai é Pop”, que fala sobre a importância da paternidade na vida de um homem. Piangers conquista o público pela sua maneira simples de escrever e de falar. Conforme a secretária da SMECD, Dilma Dal Prá Montemezzo, a escolha foi muito bem pensada, já que o objetivo da secretaria no ano de 2017 é reavivar o sentido da família na escola, fazendo com que os pais sejam mais presentes, se sintam parte da comunidade e participem mais da educação de seus filhos.

Além de Piangers, a Feira do Livro 2017 contará com a presença dos escritores Ana Cardoso, Dilan Camargo, Heloisa Prieto e Uili Bergamin. A programação terá espetáculos teatrais, musicais, concurso de contos, apresentações de escolas municipais, encontro com autores e diversas atividades que envolverão crianças, jovens e adultos, e será divulgada nos próximos dias pelo Departamento de Cultura e SMECD, através das mídias sociais, falada, escrita e também no site da Prefeitura Municipal.

Após o lançamento da Feira do Livro e Cultura na Praça 2017, ocorreu a apresentação do Coral Municipal, que apresentou 7 músicas entre canções brasileiras e clássicos da música internacional, encantando o público presente. Ao final da apresentação, Ione Gazolla – presidente do coral – recebeu das mãos de Dilma Dal Pra Montemezzo um mimo, agradecendo pelo coral fazer parte da secretaria nesta administração.