Acesse o novo site

Festa de São João é comemorada no Caps

Texto e fotos: Franciele Moraes | PMLV

Foto: Franciele Moraes | PMLV

Uma confraternização de São João foi realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), nesta quinta-feira, dia 4 de julho, em Lagoa Vermelha. Estavam presentes na comemoração os grupos de ginásticas da Estratégia Saúde da Família (ESF), representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pacientes do Caps.

Segundo a coordenadora do Caps, Paula Castilhos, o principal objetivo da ação é mostrar à população que é necessário trabalhar a mente e o corpo em sintonia, e também, aproximar as ESFs do Caps. Paula explica que momentos como esse – com música, comida e confraternização – promovem a saúde e a qualidade de vida.  A coordenadora agradeceu à todas as unidades das ESFs por estarem presentes, e também ao gaiteiro voluntário que toucou na festa, Paulo Machado.

Na ocasião, a coordenadora informou sobre os cursos que a entidade promove para seus pacientes. “Disponibilizamos o curso de mercearia, que teve início recentemente, ministrado por dois professores voluntários. Os pacientes do Caps aprendem a fazer peças, desde desenhar, cortar, pintar, pregar, etc. Também possuímos os cursos de alfabetização e culinária”, aponta. Paula salienta que esses cursos irão promover a capacitação dos pacientes, e assim, promover uma fonte de renda, além de garantir a ressocialização.

Durante o arraial, foram distribuídos brindes, por meio da SMS, Casa do Gaúcho, Boticário, Cantina Roman, Unimed, Optica Mundial, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) e Posto Sander.