Em 28/03/2019 04:13, Categoria: Educação, Cultura e Desporto

Município inicia atendimento de Educação em Tempo Integral na rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto a partir do mês de abril contará em sua rede com a implementação e implantação do Atendimento de Educação em Tempo Integral, farão parte desse processo as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Léa Beatriz de Quadros Dolzan com alunos do 4º, 5º e 6º ano que irão usufruir de espaços anexos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Carlos de Andrade Nácul. Alunos que frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental da EMEF Antônio Carlos de Andrade Nácul e optarem por essa modalidade, receberão atendimento na própria escola.

Para esta modalidade, não se trata apenas de ampliar a carga horária, que passará a ser de sete horas, mas inserir temáticas diversificadas e garantir maior integração do aluno no seu contexto social. Para sua implantação foi realizado amplo estudo, visita in loco ao município de Farroupilha que possui essa modalidade de atendimento, além de terem sido feitas significativas adequações na estrutura física da unidade escolar que irá receber os educandos. Reunião com o grupo de trabalho, professores, oficineiros, setor da alimentação, transporte escolar e com as famílias que aderiram com alegria e entusiasmo ao atendimento, para organização e definição dos detalhes da educação em tempo integral.

A Secretaria de Educação não está medindo esforços para criar um ambiente, seguro, acolhedor e favorável a aprendizagem do aluno. A iniciativa foi toda planejada com o objetivo de oferecer uma educação que discuta e construa valores e cidadania, além do acompanhamento e aprofundamento pedagógico. A efetivação do atendimento em tempo integral será ofertada nas áreas do conhecimento das linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

E para o dia 01 de abril está programado a Aula Inaugural na Escola Municipal Antônio Carlos de Andrade Nácul. Serão oferecidas atividades complementares de música, raciocínio lógico, produção textual e leitura, xadrez, tradicionalismo, pensamento computacional, esporte e sustentabilidade. O turno integral será atendido por professores com formação na área, oficineiros capacitados e voluntários.