Em 26/02/2019 08:57, Categoria: Geral

Nova rotatória é instalada na avenida Benjamin Constant


Buscando a segurança no compartilhamento das vias urbanas de nosso município, o departamento Municipal de Trânsito está realizando uma série de aprimoramentos no contexto do Novo Plano de Mobilidade Urbana de Lagoa Vermelha.

A nova rotatória implantada na Av. Benjamin Constant com rua Jorge Moojen, se constitui por possuir a característica de ser uma importante ligação de diversos bairros do município com a região central. Possuindo um aumento considerável de veículos nos horários de deslocamento para ou trabalho ou de embarque/desembarque de escolares. Os condutores devem estar atentos a dar preferência sempre a quem está em circulação pela esquerda da rotatória, assim sendo, a Av. Benjamin Constant deixa de ser preferencial neste local, já os condutores em circulação devem procurar a saída da via desejada sem parar no centro da rotatória.

Segundo Gesiel Toledo, Coordenador do Departamento de Trânsito, o projeto da rotatória foi tomado com base nos veículos que compõem o trânsito local a fim de determinar o raio de giro, o diâmetro do canteiro central ou área de pavimento não utilizável e a canalização de fluxo para o trânsito de veículos. A qualquer projeto de Segurança Viária e Mobilidade Urbana são ainda adicionados outros fatores que podem influenciar na segurança do trânsito de veículos, de pedestres, ciclistas, escolares, entre outros. Neste caso, um grande fator a ser levado em conta é a saída de escolares a partir da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy.

Com base no fluxo de veículos do cruzamento em questão, o projeto da rotatória foi desenvolvido para acomodar veículos leves (automóveis, minivans, vans, utilitários, pick-ups e similares) e os veículos comerciais rígidos de até 12,20 metros de comprimento, que abrangem os caminhões e ônibus de dois e três eixos, incluindo ônibus urbanos convencionais, longos e de turismo. Na contagem volumétrica presente no Volume I deste plano de mobilidade, todos estes tipos de veículos foram verificados. As classificações de veículos e comprimentos são baseadas na classificação de veículos da AASHTO e também recomendadas pelo Manual de Interseções do DNIT.



Publicado por: Assessoria de Imprensa
Esta notícia foi visualizada 189 vez(es).