Em 10/08/2017 10:54, Categoria: Agricultura e Meio Ambiente

Entidades de Lagoa Vermelha recebem repasses da campanha de coleta de óleo de cozinha


Na terça-feira (07), o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente – Eder Piardi, reuniu 4 entidades assistenciais do município para repasse do dinheiro proveniente da campanha de coleta de óleo de cozinha usado.

Na oportunidade, foi repassado o valor de R$ 2.120,00, dos quais cada entidade recebeu R$ 530,00. As entidades contempladas foram Fazenda São José, Lar da Menina, APAE e SAMMLAVE. Os representantes das entidades comentaram sobre a importância desse auxilio para custos diários, ressaltando que o que parece pouco para os estabelecimentos comerciais é muito para as entidades que prestam assistência.

Em contrapartida, a empresa além de coletar o óleo, repassa ao município um valor para auxilio às entidades assistenciais do município e o volume coletado é transformado em Biodiesel – combustível renovável que não depende do petróleo para ser obtido. Descartado de forma incorreta, o óleo é altamente poluente: danifica a instalação hidráulica e é responsável por problemas de poluição de água, como também de desgaste e entupimento de tubulações de esgoto.

“Queremos incentivar o cadastro de novos pontos comerciais que possuem o óleo como resíduo. É extremamente importante a destinação correta do óleo de cozinha devido ao alto potencial poluidor ao meio ambiente”, salienta o secretário Eder.

A coleta:

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente promove mensalmente a campanha de Coleta do Óleo de Cozinha Usado. Nesse primeiro semestre foram coletados aproximadamente 3.000 litros. Para pontos comerciais, a empresa Coletar Comercio de Óleos, faz a coleta diretamente nos estabelecimentos. Já o óleo residencial deverá ser armazenado em garrafas pet e entregue na Codesa, localizada na Rua Nívio Castellano, n° 610, sendo que posteriormente é recolhido pela empresa Coletar.



Publicado por: Assessoria de Imprensa
Esta notícia foi visualizada 86 vez(es).