Em 28/12/2018 11:41, Categoria: Agricultura e Meio Ambiente

Prefeito Bonotto sancionou lei que cria o PEITEC/Rural

Na última quarta-feira (26), o prefeito Gustavo Bonotto sancionou a lei nº 7.495/2018, que cria o Programa de Estimulo a Inovações Tecnológicas e diminuição de custos nas pequenas propriedades rurais (PEITEC/RURAL).

O Programa foi criado através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e prevê incentivos à implantação de estruturas simples que favorecerão o armazenamento de grãos, saneamento básico rural, fornecimento e armazenamento de água para consumo humano e animal e produção própria de energia elétrica. Segundo o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente – Eder Piardi, o programa tem como objetivo diminuir os custos de produção nas propriedades rurais e, consequentemente, aumentar o lucro líquido dos produtores, em especial os pequenos, caracterizados como agricultores familiares.

Cada ação prevista no programa foi pensada baseada em necessidade e/ou peculiaridades dos produtores do nosso município:
– O incentivo a construção de cisternas e poços artesianos é baseado na dificuldade de fornecimento de água em algumas regiões do município em épocas de estiagem.
– Os mini silos secadores serão incentivados para armazenamento de grãos e tentando induzir os produtores a fabricarem a própria ração dentro da propriedade, a qual, poderá ser utilizada na alimentação dos animais,
principalmente bovinos leiteiros, reduzindo os custos com alimentação do rebanho.
– A construção de sistemas de tratamento de dejetos animais não é apenas uma necessidade, é uma obrigação, pois a preservação ambiental é um dever de todos e devemos incentivar essa prática.
– Produção própria de energia elétrica, através de placas solares e biodigestores, os quais têm se mostrado uma ferramenta muito útil em diversas regiões para diminuir os custos com energia elétrica, sendo que, esse custo é altamente impactante na vida dos pequenos produtores rurais.

“Como nos dias atuais a margem de lucro das atividades agropecuárias é baixa, um programa como este nos dá satisfação em desenvolver e dar andamento, pois garante um pouco a mais de renda aos produtores e isso poderá ser revertido pelos próprios produtores em melhorias na qualidade de vida de suas famílias”, salientou o secretário Eder. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente informa que está realizando o cadastro de interessados no programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3358-9139.