Em 27/02/2019 07:58, Categoria: Geral

Prefeitura apresenta proposta de compra do hospital

Desde que a Fundação Araucária anunciou o encerramento dos serviços no HSP, no final de junho de 2018, a administração municipal não tem medido esforços para manter a Casa de Saúde do município. Entre as ações imediatas, foi a proposta de uma gestão compartilhada entre o município e a Fundação Araucária, encontrada de forma provisória, até que o problema viesse a ser solucionado.

E assim, criado um conselho consultivo que é composto por segmentos da sociedade civil e participa das decisões tomadas pela administração do HSP. Além disso, o próprio conselho escolheu o novo diretor – Matheus Zucolotto.

Porém, como não há interesse da Araucária em permanecer em Lagoa Vermelha, o objetivo inicial seria a venda ou aluguel do HSP para outra instituições. Apareceram dezenas de empresas, grupos e instituições interessados, no entanto, nenhum deles com garantia de que assumir e prestaria serviços de qualidade.

Até que, o Conselho Consultivo e o Governo Municipal decidiram por uma proposta de compra por parte do município, que foi apresentada a Fundação Araucária nesta terça-feira (26). O valor ofertado é baseado na avaliação imobiliária do hospital: R$ 9.696.000,00.

A negociação está condicionada ao recebimentos de cinco imóveis do município, são eles: o atual prédio da Secretaria de Saúde (antigo Fórum), prédio ao lado do Lar da menina, terreno ao fundo do novo fórum, terreno ao lado da caixa d’água no bairro alto pedregal, terreno aos fundo da Câmara de Vereadores, totalizando R$ 6.126.000,00. Ainda, a proposta contempla o desconto dos valores de rescisões dos funcionários que deveriam ser pagos pela Araucária, e, que o município repassará para o sucessor, assim, criando um fundo para o novo gestor da casa de saúde.

Além de um valor avista a ser encaminhado para a Fundação Araucária ao fechamento das negociações, a Prefeitura quitará o saldo em 12 parcelas de aproximadamente R$ 47 mil. A expectativa é que a Fundação Araucária informe o aceite ou não da proposta nos próximos dias.