Em 05/04/2018 04:30, Categoria: Ação Social e Habitação

Prefeitura Municipal promove cursos profissionalizantes para Agroindústrias

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Sindicato Rural, a Secretaria Municipal da Ação Social e Habitação promoveu um curso voltado às agroindústrias para produção de doces e salgados. O curso aconteceu na Agrocedro, no Capão do Cedro, nos dias 02 e 03 de abril.

O curso que previa uma carga de 16h foi ofertado gratuitamente à comunidade, envolvendo assuntos como higiene e saúde na manipulação dos alimentos; segurança e saúde no trabalho; cuidados com o meio ambiente; preparação dos ingredientes; desenvolvimento das receitas doces; desenvolvimentos das receitas salgadas; preparação das massas salgadas; preparação dos recheios doces entre outros panificados.

Ao todo, 14 agroindústrias foram representadas. Conforme as participantes, o curso foi de grande importância, principalmente pelo fato do selo Sabor Lagoense, que está motivando os agricultores a cultivar e produzir mais para ofertar seus produtos no comércio lagoense e na feira do produtor rural. O curso trouxe mais recursos para que essas famílias agreguem ainda mais renda. A maioria dos produtos do curso foram assados e entre eles estiveram biscoitos salgados e doces, biscoitos sem glúten e sem lactose, produtos integrais, salgadinhos, entre outros.

Na tarde de terça-feira (03), a Secretária Municipal da Ação Social e Habitação, Marina Bussolotto, a coordenadora do CRAS e assistente social Genair Dutra e o Presidente do Sindicato Rural, Lindomar Moraes, visitaram o treinamento e ficaram satisfeitos com o resultado. Marina agradeceu a presença de todas as participantes, que ocuparam todas as vagas disponíveis no curso e também aproveitaram para aprimorar o que já sabiam. Lindomar emocionou-se ao comentar sobre a Feira do Produtor Rural, que está em novo endereço e aumentou muito suas vendas devido a isso. Comentou que estava lutando há anos pela modificação e que hoje se sente muito feliz em ver um dos seus sonhos sendo realizado, a Casa do Agricultor. Ele também comentou e agradeceu a Secretaria Municipal da Ação Social e Habitação pela parceria e pela proximidade com o agricultor lagoense.