Em 27/05/2019 06:11, Categoria: Saúde

Secretaria da Saúde anuncia criação de ambulatório para acompanhar pacientes obesos

Por: Franciele Moraes

O lançamento do Programa Peso Certo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será realizado no dia 31 de maio, às 14h, na Casa da Cultura Athos Branco. A ação tem como idealizador o médico Adalberto Netto, e o objetivo é implantar em Lagoa Vermelha um ambulatório, onde será feito o acompanhamento multiprofissional de pacientes obesos, visando redução do peso e melhora da qualidade de vida. Outro propósito é melhorar a autoestima, reduzir custos com medicamentos, internações e consultas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade é uma doença que aumenta os riscos de desenvolvimento de outras enfermidades crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e Diabetes Mellitus. Esse desequilíbrio decorre, em parte, pelas mudanças do padrão alimentar aliadas a pouca atividade física.

Como metodologia, o projeto será desenvolvido por meio de um levantamento quantitativo da comunidade em geral, para identificar o número de pessoas obesas e aquelas que necessitarão de acompanhamento.  Será utilizado o IMC (índice de massa corporal) para selecionar o público alvo, e uma avaliação que estará sendo realizada por uma equipe multidisciplinar, com o intuito de traçar estratégias de acompanhamento e tratamentos adequados.

A assistência ocorrerá de forma contínua com atendimentos ambulatoriais e ao domicílio, reuniões mensais para troca de experiências entre os participantes e atividades físicas. É importante destacar que esse projeto irá se ampliar para atendimento de crianças, adolescentes e lactantes, tendo em vista prevenir o aparecimento da obesidade na vida adulta.

Como participar?

Durante a palestra será explicado como funcionará o Programa Peso Certo, e ainda os espectadores poderão informar seus dados para participarem do mesmo. Já a partir da próxima semana, os demais interessados em aderir ao projeto, com seus dados pessoais poderão se dirigir aos ESF’s, ambulatório ou na Secretaria Municipal de Saúde. Mais informações podem ser obtidas no (54) 3358 9600.