Em 09/07/2018 02:35, Categoria: Educação, Cultura e Desporto

Projeto Fábrica de Gaiteiros é renovado e ampliado em Lagoa Vermelha

Na última terça-feira do mês de junho (26), o Prefeito Gustavo Bonotto, juntamente com representantes da Secretaria de Educação, Gisele Reche e Diego Granza, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Lucas Motta, reuniram-se com os dirigentes do projeto fábrica de gaiteiros, entre eles o idealizador do projeto o artista Renato Borghetti, para discutir sobre a renovação contratual entre Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha e o Projeto Fábrica de Gaiteiros.

Após o relato do andamento satisfatório do projeto em Lagoa Vermelha, o Prefeito Bonotto sugeriu não só a renovação, mas ampliação das horas/aulas, o que foi visto com satisfação por Borghetti, que entende que promoções culturais são de grande valia para a sociedade, através do fortalecimento da identidade cultural do povo gaúcho.

O projeto Fábrica de Gaiteiros, atualmente, é realizado nos municípios gaúchos de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel, Bagé e Lagoa Vermelha; e em Santa Catarina nas cidades de Lages e Blumenau, com a participação de mais de 500 crianças e adolescentes, entre 7 e 15 anos, através do ensino da gaita de oito baixos. No município de Lagoa Vermelha o projeto tem como responsável o professor Diego Granza e as aulas acontecem na Casa da Cultura Athos Branco.