Em 06/05/2019 04:50, Categoria: Geral

“Reorganização do Movimento Comunitário Gaúcho e Nacional” é tema do Congresso Municipal Comunitário

Texto e foto: Franciele Moraes

O Congresso Municipal Comunitário coordenado pela União das Associações de Bairros (UAB) e Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (FRACAB) ocorreu no último sábado na Casa de Cultura Athos Branco, em Lagoa Vermelha. O evento teve como temática o “A Reorganização do Movimento Comunitário Gaúcho e Nacional”, com o objetivo de discutir ações que venham a fortalecer o Movimento Comunitário por meio de todos os munícipes de Lagoa Vermelha, na área da saúde, educação, segurança, habitação, meio ambiente e acessibilidade.

No congresso estavam presentes autoridades do Executivo e Legislativo de Lagoa Vermelha, além de diversos Presidentes de Bairros. A escolha para a Comissão Geral foi conduzida pela presidente da Assembléia Geral, Lorinda da Rosa, onde foi indicado para a presidência Miguel dos Passos. Mais dois membros serão indicados, um pela  FRACAB e o outro pela UAB. Na ocasião, o presidente da FRACAB Arnóbio Mullet convidou todos para o Congresso Estadual que acontecerá na cidade de Caxias do Sul nos dias 13 e 14 de setembro de 2019.

O “Projeto Somos Todos Lagoa” foi apresentado durante a atividade e tem como objetivo eleger prioridades de infraestruturas sociais básicas e condicionadas nos 26 bairros do município mediante a votação entre os moradores. O prefeito Gustavo Bonotto esclareceu que até agora dentro do projeto 14 ruas foram iniciadas ou concluídas, restando mais 10 ruas para serem feitas. Gustavo também destaca a importância da valorização das lideranças locais e que os presidentes de bairros sempre terão uma participação bastante imponente no governo.

Outro projeto apresentado à comunidade foi o “Brasil Sem Frestas” pela química Maria Luisa Camozzato. O objetivo do programa é a confecção e aplicação de chapas térmicas de caixas de leite em casas de famílias em vulnerabilidade social, revestindo termicamente as paredes com frestas, para evitar a entrada de frio, chuva e calor. Diversos projetos também tiveram destaque no evento, como a “Caravana de Atividades” com o geólogo Pércio de Morais Branco, pela Associação Cultural Mônica Bonotto (ACMB); “Rede Mulher Empreendedora”; “Ela Pode”; “Mais Marias” e “Empodera Coletivo Feminista”.