Em 07/06/2019 07:54, Categoria: Obras e Viação

Rua Nigéria é inaugurada no bairro São Cristóvão

Texto: Franciele Moraes

Foi inaugurada a rua Nigéria no bairro São Cristóvão, por meio do Programa de Gestão Popular Somos Todos Lagoa, na sexta-feira, dia 7 de junho, em Lagoa Vermelha. O Programa tem como objetivo eleger prioridades de infraestruturas sociais básicas nos 26 bairros do Município, mediante a votação entre os moradores. No local estavam presentes representantes do Executivo e Legislativo Municipal.

A rua Nigéria é a décima quarta entregue por meio do Programa. A moradora Carlinha Albuquerque, explica que antes do calçamento da rua, o local estava em condições precárias. “Era muito barro e sujeira, até mesmo dificultava a ida das crianças para a escola”, diz.  Carlinha expõe que fazia tempo que era solicitada obras na rua, mas que só agora o pedido se tornou realidade.

A presidente do bairro São Cristóvão, Elizandra Albuquerque, relata que durante os oito anos de seu mandato, estava indo atrás de soluções para a situação da rua Nigéria. “Antes da pavimentação tinha muito barro na via. Em dias de chuva ocorriam alagamentos nas casas dos moradores. Agora tudo melhorou”, conta.

Por meio da opinião dos moradores do bairro, foi possível escolher as principais prioridades que receberiam as obras. O prefeito Municipal, Gustavo Bonotto, comenta sobre a forma democrática do Programa Gestão Popular Somos Todos Lagoa. “Queríamos uma metodologia que fosse justa, e para isso é necessário ouvir. Assim, passamos pelos mais de 26 bairros e 30 comunidades do interior”, declara.

Desafios a serem enfrentados

Gustavo informa que são muitos os desafios encontrados, porque houve a identificação de 11 quilômetros de ruas no perímetro urbano, e destes, mais de 47 calçamentos e asfaltamentos em condições precárias. Além de 23 quilômetros de ruas sem infraestrutura de drenagem ou pavimentação. “Sempre dizíamos que para resolver um problema é preciso conhecê-lo. Por isso fizemos um diagnóstico de Lagoa Vermelha”, aponta.