Em 11/07/2018 09:49, Categoria: Educação, Cultura e Desporto

Secretaria da Educação participou do segundo “Dia D” da BNCC

O “Dia D” é uma mobilização nacional de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (CONSED) promovida com o intuito de discutir a Nova Base.

Na última sexta-feira (06), foi realizado na Rede Municipal o segundo “Dia D” do estudo da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e todas as Escolas Municipais estiveram mobilizadas, com o objetivo de promover e aprofundar a discussão sobre o documento.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que estabelece conhecimentos, competências e habilidades, visando que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A participação dos educadores nesse processo é essencial para garantir a transparência, legitimidade e credibilidade na fase de construção dos currículos, e por esse motivo, a SMECD disponibilizou conteúdo de caráter sugestivo para auxiliar as escolas na realização desse movimento.