Em 07/08/2018 08:34, Categoria: Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria Municipal da Agricultura ofertou curso “Meio Ambiente em Foco: problemas, ações e soluções”

Na última semana, nos dias 02 e 03, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente realizou um curso com o tema “Meio ambiente em foco: problemas, ações e soluções”. Na oportunidade foram debatidos diversos tópicos relacionados ao tema, como, controle de fontes de poluição, saneamento básico, recursos hídricos, destinação adequada dos resíduos sólidos e das condições ambientais dos centros urbanos, poder de polícia, ações e infrações administrativas, cíveis e criminais.

A atividade contou com a presença dos instrutores Jackson Muller, Claudio Dilda e Paulo Cirne.   A iniciativa foi de grande aproveitamento para os gestores presentes, uma vez que, o enfrentamento das questões ambientais é atividade fundamental municipal e consiste em desenvolver ações de controle e vigilância destinadas a impedir o estabelecimento ou a continuidade de atividades consideradas lesivas ao meio ambiente, ou mesmo aquelas realizadas em desconformidade com o que foi autorizado no licenciamento ambiental. Trata-se do exercício do poder de polícia administrativo, necessário para a proteção do meio ambiente, garantindo o controle de fontes de poluição, saneamento básico, recursos hídricos, destinação adequada dos resíduos sólidos e das condições ambientais dos centros urbanos. O trabalho conjunto do Ministério Público, Município e Polícia Ambiental é muito importante para a identificação dos problemas, investigação e penalização dos infratores.