Em 09/08/2017 09:32, Categoria: Saúde

Secretário Municipal da Saúde participa de congresso do COSEMS/RS

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto o Secretário municipal da Saúde, Eloir Morona, esteve em Porto Alegre participando do Congresso do COSEMS/RS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, que aconteceu no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O congresso 2017 tem como tema “A Qualidade da Governança do SUS: autonomia local, pactuação regional e as relações institucionais”.

Na terça-feira (08), Eloir Morona participou da oficina n°7, que debatia a drogadição, depressão, suicídio e outros fatores de risco à infância e à adolescência e também da oficina n°8, debatendo a negociação com prestadores com foco na eficiência dos serviços e a apresentação do Projeto de Contratualização no RS. A reunião contou com a coordenação do secretário da Saúde de Santa Rosa – Luiz Rosa Filho, e a oficina tem na sua mesa Blenda Leite – Assessora técnica do CONASEMS, Marcelo Bosio – ex-presidente do COSEMS/RS, Rogério Sele da Silva – Diretor Adjunto do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (SES/RS), Felipe Cezar Cabral – Coordenador do Projeto Programa de Apoio a Gestão Hospitalar do SUS (PROADI/SUS/MS) do Hospital Moinhos de Vento e Rui Leandro da Silva Santos – Representante da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar (DAHU/SAS/Ministério da Saúde).

O secretário também partipou da oficina n°9, que debateu a telessaúde e outros mecanismos tecnológicos de modernização e qualificação do acesso. A oficina foi coordenada pelo secretário de Saúde de Porto Alegre – Erno Harzheim, e teve em sua mesa Marcelo Gonçalves – coordenador do Telessaúe/RS, Carisi Anne Polanczyk – coordenadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em saúde, Marília Tolentino da Silva –  coordenadora do Projeto Telessaúde Redes (DEGES/ MS), Elson Romeu Farias – diretor do Departamento de Ações em Saúde (SES/RS), Gustavo Rassier Isolan – Hospital Moinhos de Vento e Rogerio Mulinari – coordenador Telessaúde PR. O congresso se estende até a sexta-feira debatendo assuntos ligados ao SUS, atenção primária em saúde e a regionalização do parto e do nascimento.