Em 07/12/2018 09:27, Categoria: Agricultura e Meio Ambiente

Serviço de Inspeção Municipal visita queijaria e laticínio em Bento Gonçalves

Na última sexta-feira (30), o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de Lagoa Vermelha realizou uma viagem à Bento Gonçalves – RS, visitando o S.I.M. do município e acompanhando as visitas de inspeção em uma queijaria registrada e também no laticínio da escola IFCT – Campus Bento Gonçalves.

O foco da visita foi verificar e aprender sobre a inspeção de lácteos e a tecnologia de fabricação nessa área alimentícia, principalmente quanto as análises laboratoriais que são realizadas nas matérias-primas e nos produtos prontos para certificar segurança ao consumidor.

A queijaria possui excelência na fabricação de diversos tipos de queijos tais como, queijo Saint Paulin (com nozes), queijo itálico ao vinho, queijo itálico com orégano e pimenta, dentre tantos outros. Nesta visita foi possível observar o perfil empreendedor dos fabricantes e algumas curiosidades, como na loja da empresa, onde, se pode observar a produção dentro da agroindústria através de uma janela de vidro e verificado que todas as normas sanitárias são atendidas com primor e se tem um grande zelo pelos processos de fabricação de queijos.

Na escola, observou-se o laticínio, que obtém sua matéria-prima toda da própria escola, fabricando leite fluído, doce de leite e iogurte. Com isso, os estudantes podem aprender técnicas para produzir alimentos diferenciados, com qualidade sanitária, posteriormente levando esse conhecimento as suas famílias no interior do município.

O propósito da visita foi trazer esses bons exemplos para o nosso município e assim poder oportunizar aos jovens lagoenses cursos interessantes no Centro de Treinamento, capacitar profissionais diferenciados para o mercado de trabalho e, possivelmente, a implantação de novos empreendimentos. Além disso, nosso município terá, em breve, a Casa do Produtor Rural, na qual serão comercializados produtos oriundos do município de Lagoa Vermelha, priorizando o sabor – sem esquecer jamais da qualidade sanitária.

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente agradece a oportunidade de visita à Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, em especial ao médico veterinário Dr. Cristiano Selbach da Silva.